O dia internacional da mulher não é ou, ao menos, não deveria ser um dia apenas para se agradar, fazer elogios, dar presentes e/ou enviar mensagens bonitinhas para as mulheres. Em se tratando desse contexto de “um dia” ou “o dia” da mulher, acredito que deveria ser além de tudo isso, “um dia” também para se conscientizar em favor de tudo que já se passou e ainda acontece com as mulheres.
O respeito à figura feminina deve ser adotado não somente neste dia, mas sim durante todo o ano. Por acaso uma mulher pode sair sozinha na rua sem sentir medo? Pode se vestir da forma que achar melhor? Pode decidir ter a profissão que bem entender? As mulheres já conquistaram direitos que, no passado, não possuíam, mas o caminho para a igualdade ainda é longo.
Em uma pesquisa nada rápida, e muito polêmica, entre algumas amigas, questionei sobre qual o verdadeiro sentimento neste dia em especial. Muitas responderam que sentem orgulho ou mais fortes. Algumas, por incrível que pareça, não sabiam o real sentido da comemoração ou não sentiam nada, pois não passa de um dia comum. Outras disseram ter se transformado em uma data comercial, onde a maioria – meio que – por obrigação faz um agrado a alguma mulher. Mas de que adianta uma flor se as mulheres ainda estão sendo espancadas e até assassinadas por seus maridos? Se ainda estão sendo estupradas?
Acredito e concordo com muitas que responderam que, esta data deve ser para se lembrar o quanto foi e ainda está sendo difícil a luta pelos direitos iguais. Um dia para maquiar a dificuldade em ser mulher neste mundo.
O valor à mulher não tem que ser “dado” baseado na sua vestimenta, profissão, aspecto físico. É um dever de todos, de todos os gêneros, respeitarem. Afinal, mulher não tem que se dar ao respeito, o respeito é dela por direito. Sem competições sobre qual é mais valiosa que a outra, afinal, independente do tamanho, do peso, da cor da pele ou do cabelo, todas têm o seu valor.
Por fim quero agradecer e parabenizar a todas as mulheres, e de uma maneira especial, as que de alguma forma contribuíram para a criação deste pequeno texto em sua homenagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário