Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2016

O CASAMENTO

Naquele dia Pedro acordara preocupado, uma estranha e comum dúvida surgira em seu pensamento; “Não sei se caso ou compro uma bicicleta?”.
Pedro se pegou pensando sobre esta estranha dúvida que muitos, digamos, “têm” no decorrer da vida. Mas como uma pessoa pode ter uma dúvida como essa? Pensou Pedro. Seria a bicicleta sinônima da liberdade, ou porque ao contrário do casamento, a bicicleta emagrece. Ele não sabia ao certo a resposta. Por fim resolveu perguntar a um amigo em especial, um que já havia sido casado duas vezes, uma espécie de Fábio Júnior local.
Ao encontrá-lo foi logo perguntando: “_Fábio...” – sim, seu amigo por alguma coincidência se chama Fábio. – “_Fábio qual a diferença entre a vida de casado e solteiro? Existe vida após o casamento? Se você tivesse comprado uma bicicleta para cada casamento teria se saído melhor?”.
Fábio que atualmente está solteiro, olhou para Pedro e com uma certeza nos olhos respondeu: “_Basicamente a diferença entre estar casado e solteiro hoje infelizmente é o status do Facebook, pois, há muito deixou de ser algo sério, onde a maioria dos casais não se respeitam mais, não conversam, entre outras coisas, sendo assim, muitas das vezes não passa de um documento assinado, com testemunhas, para comprovar que você realmente fez aquilo em sã consciência.
Sobre existir vida após o casamento, estudos dizem que sim. Sua pergunta apesar de engraçada é válida, pois depende muito da interação do casal, da compreensão de cada um, deve-se haver muito diálogo entre os dois e também muita paciência de ambas as partes. Pois, virão dias de rotina, dias de sair da rotina, dias de se divertir, dias em que o homem terá de escutar todas as mais de 20 mil palavras de uma vez sem pausa para respiração, que uma mulher tem para dizer em um dia. Dias em que a mulher também terá de deixar seu marido simplesmente em paz, no sofá jogando vídeo game, vendo seu futebol ou assistindo filme ou série favorita. Mas nada que seja impossível, basta apenas os dois conversarem bastante, e caminharem juntos na mesma direção.
Agora em questão da bicicleta caro amigo, talvez eu tivesse gastado menos dinheiro comprando duas, e estivesse com um corpo mais atlético, porém, com as bicicletas jamais teria as experiências que tive... frustradas, mas tive. Porém, tudo é válido para o conhecimento da vida. E, diga-se de passagem, não importa seu estado civil, o importante é estar feliz consigo mesmo.”.

terça-feira, 22 de março de 2016

MULHERES E SEU DIA

O dia internacional da mulher não é ou, ao menos, não deveria ser um dia apenas para se agradar, fazer elogios, dar presentes e/ou enviar mensagens bonitinhas para as mulheres. Em se tratando desse contexto de “um dia” ou “o dia” da mulher, acredito que deveria ser além de tudo isso, “um dia” também para se conscientizar em favor de tudo que já se passou e ainda acontece com as mulheres.
O respeito à figura feminina deve ser adotado não somente neste dia, mas sim durante todo o ano. Por acaso uma mulher pode sair sozinha na rua sem sentir medo? Pode se vestir da forma que achar melhor? Pode decidir ter a profissão que bem entender? As mulheres já conquistaram direitos que, no passado, não possuíam, mas o caminho para a igualdade ainda é longo.
Em uma pesquisa nada rápida, e muito polêmica, entre algumas amigas, questionei sobre qual o verdadeiro sentimento neste dia em especial. Muitas responderam que sentem orgulho ou mais fortes. Algumas, por incrível que pareça, não sabiam o real sentido da comemoração ou não sentiam nada, pois não passa de um dia comum. Outras disseram ter se transformado em uma data comercial, onde a maioria – meio que – por obrigação faz um agrado a alguma mulher. Mas de que adianta uma flor se as mulheres ainda estão sendo espancadas e até assassinadas por seus maridos? Se ainda estão sendo estupradas?
Acredito e concordo com muitas que responderam que, esta data deve ser para se lembrar o quanto foi e ainda está sendo difícil a luta pelos direitos iguais. Um dia para maquiar a dificuldade em ser mulher neste mundo.
O valor à mulher não tem que ser “dado” baseado na sua vestimenta, profissão, aspecto físico. É um dever de todos, de todos os gêneros, respeitarem. Afinal, mulher não tem que se dar ao respeito, o respeito é dela por direito. Sem competições sobre qual é mais valiosa que a outra, afinal, independente do tamanho, do peso, da cor da pele ou do cabelo, todas têm o seu valor.
Por fim quero agradecer e parabenizar a todas as mulheres, e de uma maneira especial, as que de alguma forma contribuíram para a criação deste pequeno texto em sua homenagem.

segunda-feira, 21 de março de 2016

A MINHA LETRA


Qual foi a última vez que você pegou uma caneta ou lápis e um papel e escreveu uma frase qualquer? Você conhece a letra do seu filho ou de seus pais? A menos que você seja um estudante, provavelmente há dias ou semanas você não escreve uma letra sequer. No máximo deva ter feito rubrica em algum documento, porém, aquele rabisco não se pode chamar de letra.
Estudos dizem que a letra pode mostrar muito da personalidade de uma pessoa, caráter e habilidades. Porém com toda tecnologia que temos hoje, deixamos de escrever em papeis, e passamos a digitar a maioria das coisas. Creio que se minha letra pudesse falar e se expressar de alguma forma ela diria “Cara vá se tratar.”, ou então; “Para que ta feio!”.
Minha letra nunca foi das melhores, sempre escrevi e ainda escrevo muito rápido, como se estivesse atrasado para alguma coisa, tipo aqueles rascunhos que as pessoas fazem quando estão com pressa, para depois passar a limpo com mais calma. Só que diferente disso, meu rascunho e o “passar a limpo” ficam iguais. Minha letra quase se iguala a letra de médico, eu disse quase! Vários professores que tive durante a escola tentaram de tudo para que eu mudasse minha letra. Até dinheiro me ofereceram. “Brincadeira, se tivessem oferecido eu teria mudado, ou pelo menos tentado.”. Até a professora de geografia implorou para que eu mudasse minha letra, creio que ela estava cansada e não aguentava mais corrigir ou tentar corrigir minhas provas, por fim me dava nota boa para eu não ter que voltar e fazer a recuperação, e ela ter que sofrer tudo de novo.
Minha letra não mudou muito, mas pelo menos está mais legível comparado ao eu era há alguns anos. Para se ter uma ideia do quão ruim era minha letra, houveram vezes em que eu me sentava para tentar estudar a matéria copiada, mas não conseguia por não fazer a mínima ideia do que estava escrito. Em uma tentativa de melhorar a letra, comprei uma caneta de ponta fina, qual eu acreditava que iria melhorar meus traços, porém, estava muito enganado, de nada tem a ver a espessura da ponta da caneta com a habilidade e a destreza que temos nas mãos.

Por fim, através deste breve relato quero propor a você leitor uma experiência, digamos assim. Pegue um papel e escreva uma frase e poste no seu Facebook com a hashtag #EstáÉminhaLetra, pode ser uma frase qualquer como “Oi está é minha letra, não me odeie.”. Tenho certeza que surgirão muitos elogios e boas risadas.

SONHOS POSSÍVEIS



Ultimamente tenho reparado o quanto os pássaros têm ficado mais burros. As rolinhas por exemplo para mim, é um dos pássaros mais burros que já existiu, não é à toa que ela é parente dos pombos. Outro dia andando de moto, avistei uma rolinha que vinha voando em direção contrária à minha. Em questão de lógica, imaginei que ela tivesse me visto e que fosse se desviar, porém, contrário a isso, ela veio direto ao encontro do meu capacete. Sinceramente, não sei o que ela pensou, aliás, não creio que ela pense, pois, até o animal mais burro do mundo teria saído da frente. Não sei talvez esse fosse o sonho dela – bater de cara em um capacete – as pessoas tem cada sonho hoje em dia, que não é de se surpreender. Se bem que ela é uma rolinha e não uma pessoa.
E os sonhos por vezes nos levam a fazer coisas que muitos podem julgar um tanto “loucas”, no ponto de vista dessas pessoas. Mas se você realmente tem um sonho, a dica que tenho visto muito, é: “Nunca desista de seus sonhos!”, por mais óbvia que essa frase possa parecer, ela é muito válida, pois, na maioria das vezes, a pessoa tem um sonho, mas, quer que ele se realize do dia para a noite. E esquecem que nada vem de “mão beijada”.
Particularmente tenho um sonho, um tanto absurdo para quem me conhece, por ser uma pessoa um tanto tímida, de poucas palavras e tal. Mas tenho um forte desejo de ser ator/comediante. Pois é, isso mesmo. Se você riu disso, mesmo que seja como deboche, já é alguma coisa, pelo menos você riu.
E um dos meios de começar, de certa forma, foi escrevendo para o jornal, mesmo que não sejam textos cômicos na maioria das vezes, mas estou tentando, e sei que não será nada fácil. Outra forma de estar nos palcos que encontrei foi o teatro. A arte do teatro é para mim, uma das grandes maravilhas do mundo, mesmo que ainda não seja nada profissional, já é algum passo na direção correta. E qualquer passo na direção daquilo que você deseja é totalmente válido.

Por fim, como já foi dito, nunca deixe de acreditar em seus sonhos, nunca desista de seus sonhos. Mesmo que você não faça ideia de por onde começar, mesmo que você comece de um jeito estranho como o início deste texto sem sentido, mesmo que ninguém acredite que você tem um sonho ou que ele seja ridículo - “como a rolinha burra”. Não se preocupe, apenas comece! Sente-se na cadeira, comece a traçar planos, escrever ideias, qualquer coisa que tenha haver com o que você deseja, e se algum dia você conseguir alcançar aquilo que desejava. Você irá se lembra, que aquele primeiro passo sem muito sentido que você deu no início valeu todo sacrifício.