Páginas

domingo, 19 de junho de 2016

COMO ESTOU DIRIGINDO?

Alô, oi... É... Oi bom dia, sou um motorista que estava dirigindo atrás de você ontem, e percebi que na traseira do seu carro havia um adesivo escrito "Como estou dirigindo?", não sou muito de dar minha opinião assim de graça e a propósito, fiquei apenas 10 minutos atrás de você, e não te conheço pessoalmente, mas já que você perguntou, tenho algumas poucas verdades para lhe falar caro amigo motorista desconhecido do carro da frente.
Primeiro quero dizer que estou muito chateado por você não ter me dado passagem para lhe ultrapassar, pois como você talvez tenha notado, estávamos em uma estrada duplicada com duas pistas para cada lado. E como você bem deve saber, pois tirou carteira e passou pelas mesmas aulas de legislação, não se pode ultrapassar pela direita. E outra, se tratando de uma BR ou seja, uma via de trânsito rápido, não fazia sentido você andar a 40km/h, você estava se atrasando e consequentemente atrasando a mim e a outros 20 motoristas dos 3 km de engarrafamento que provocou. Talvez você pense, "se está com pressa, acorde cedo", bom caro motorista do carro que estava quase parado na minha frente, mesmo que eu acorde cedo, em algum momento eu encontrarei algum "você" pelo caminho.
Outra coisa já que você perguntou mesmo, quero dizer também que você faz as curvas muito fechadas, e talvez você não tinha percebido, mas tinha um mato e uma ribanceira à nossa direita então, nas próximas vezes evite fechar suas curvas, pois, se você cair ali, dará muito trabalho para lhe resgatar.
Por último quero lhe dizer que percebi que você estava quase dormindo, acredito que dirigir com sono não seja uma boa escolha, eu vi quando você quase bateu na mureta que divide as pistas. Caro motorista irresponsável do carro da frente, você faria um estrago incalculável, não só com sua vida e seu carro, mas também com a minha e a de talvez dois ou três carros que seguiam atrás de mim. Mais cuidado nas próximas vezes! Ahhh e desculpa pelo farol alto no seu retrovisor, só queria garantir para que você ficasse acordado.

NO FRIO DA MANHÃ


Acordou logo nas primeiras horas da manhã, não se levantou, ficou enrolado em suas cobertas pensando na vida e no frio que fazia. Após longos minutos se questionando do porquê de se levantar tão cedo naquela manhã gelada, sem coragem para enfrentar o frio que lhe esperava do lado de fora das cobertas, percebeu que não teria outra escolha a não ser encará-lo, desenrolou-se dos cobertores que o protegiam feito uma armadura. Sentiu o frio que fazia do lado de fora daquelas grossas camadas de panos. Calçou seu chinelo que mesmo estando com meias, o frio subiu arrepiando pela espinha.
Caminhou até a cozinha para preparar seu café.
Enquanto a água fervia no copo, pôs se a pensar no que acabara de acontecer consigo mesmo; Sua "dificuldade" para se levantar e sair de seu aconchego, enfrentar o mundo frio do lado de fora, era muito parecido com a vida que levamos. Pessoas passam seus dias escondendo de suas tristezas e magoas, atrás de sorrisos falsos e forçados, sem coragem para expor ou viver a vida que lhe é proposta. Como quem se esconde do frio por debaixo de cobertores e edredons sem coragem para levantar e aproveitar da melhor forma o dia frio.
Por horas se prendeu ao pensamento de que não era preciso viver se camuflando ou escondendo atrás de qualquer coisa. Pois só sente frio, quem não quer se movimentar. Só é infeliz, quem não quer ser feliz. A temperatura de seu corpo, é você quem faz, através de uma movimentação intensa. A felicidade de seus dias só depende de você. Se você não faz, procura, ou deseja que seus dias sejam felizes eles nunca serão.
Neste momento, porém surgiu o seguinte questionamento; "Qual pessoa não deseja ou busca felicidade para si mesma?". A resposta para essa pergunta claramente foi; "Nenhuma!" Nenhuma pessoa no mundo deixa de estar a procura de sua própria felicidade. Mas porque então não conseguem sentir ou expor tal felicidade? Pois se todos já estão desde sempre à sua busca? Provavelmente já a possuem, porém não conseguem, vivê-la, talvez por estarem preocupados demais em expor a felicidade de algo que não existe, assim deixam de serem felizes e aproveitar aquilo que já está em suas mãos. Como quem está com uma blusa nas mãos, mas disfarça que não está sentindo frio.

CRONICAS DE MÚSICAS - IMAGINE (John Lennon)

Estávamos sentados na varanda de casa, enquanto o sol se punha no horizonte, um clarão alaranjado coloria o céu daquele entardecer, foi quando meu sobrinho me questionou e disse; “Titio e se o mundo fosse diferente?”. Eu sem entender muito bem o que ele estava querendo dizer, e curioso para descobrir o que sua imaginação fértil estava aprontando dessa vez, respondi “Diferente como Pedro?”. Ele então começou “Imagine se não houver um paraíso que todas as pessoas desejam um dia ir.” Respondi com certo ar de sarcasmo que seria difícil de imaginar, porém imediatamente ele retrucou dizendo que não, “Não é difícil se o senhor tentar titio”. E ele continuou com suas alucinações de criança “Se por acaso não houver nenhum inferno abaixo de nós, e acima de nós exista simplesmente um céu azul com algumas nuvens.”.
Acredito que esse raciocínio seja muito avançado para uma criança de apenas sete anos, mas permite que ele continuasse com seu pequeno sonho. Ele disse “Imagine titio se as pessoas deixassem de viver planejando o futuro, e começassem a viver o agora, pois elas nem sabem se vão acordar amanha o senhor concorda que isso não faz sentido?”. Confesso que esta sua afirmação me assuntou um pouco, pois além de fazer todo o sentido, essa carapuça me serviu perfeitamente, pois minha vida é baseada em “Depois que eu fizer isso, faço aquilo. Assim que terminar aquele outro, farei isto.” Entre outras coisas que planejo para um futuro talvez distante.
Após alguns segundos de silêncio ele levantou-se foi até a sala, pegou sua pasta da escola, abriu e pegou um caderno, abriu seu caderno em uma folha onde havia colado um mapa geográfico e me mostrando disse, “E se não houvesse nenhum pais e nem religião também, assim não existiriam motivos para brigas e mortes. Imagino que as pessoas viveriam em paz!”.
Pedi para que ele se sentasse novamente e disse com ar de humor, “Você está muito sonhador hoje em Pedro?”. Novamente ele imediatamente retrucou “Você pode dizer que eu sou um sonhador, mas tenho certeza titio que eu não sou o único que pensa assim, mas quem sabe um dia as pessoas se juntem, e o mundo seja um só.”.
Para tentar fugir desse assunto um tanto pesado e sério perguntei, se ele gostou da cor do novo carro que seu pai havia comprado, e ele respondeu “É verdade meu papai comprou outro carro, não sei por que, ele já tinha um.” Me olhando nos olhos ele perguntou, “Porque as pessoas querem tanto ter as coisas titio? O mundo seria melhor se as pessoas não fossem tão egoístas. Imagino um mundo feliz onde as pessoas partilhando alegria no mundo.”. Para encerrar de vez essa conversa respondi novamente que ele estaria muito sonhador, mas que com certeza ele não era o único, e disse “Imagino que um dia as pessoas se juntem e pensem como você. Quem sabe assim o mundo seja um só!”.

Texto baseado na tradução da letra da música Imagine de John Lennon.